sábado, 17 de janeiro de 2009

Química - Reações Químicas

Introdução

São as transformações de uma ou várias substâncias em relação a seu estado inicial (reagentes), dando origem a compostos diferentes, que aparecem com outras características no estado final (produtos).

Em geral as transformações podem ser visualizadas quando ocorrem: formação de substancias insolúveis (precipitados), mudança de cor no sistema, desprendimento de gás, etc. Em alguns casos são necessários outros métodos para verificar a ocorrência da reação.

As reações podem ocorrer sem transferência de elétrons (reações de troca) e com transferência de elétrons (oxidação –redução, ou reações redox).


Objetivo


- Reconhecer as evidências que permitem dizer que uma reação química ocorreu.

- Identificar os tipos de reações.


Materiais e Reagentes


Cloreto de sódio ( NaCL), Cloreto de bário (BaCl2), Sulfato de magnésio (MgSO4), Hidróxido de sódio (NaOH), Acido clorídrico (HCl), Solução de fenolftaleina, Água de cal Ca(OH)2, Magnésio (Mg), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Pisseta com água destilada, Tubos de ensaio, Espátula, Pipeta, Funil de vidro, Papel de filtro, Canudinho plástico, Béquer, Bico de bunsen.



Procedimentos

  1. Reação da solução de cloreto de sódio (NaCl) com a de nitrato de prata (AgNO3)

    Misturou-se o cloreto de sódio(NaCl) com o nitrato de prata(AgNO3) e observou-se que ocorreu a precipitação do nitrato de prata, ou seja, o mesmo formou-se uma substancia insolúvel , sendo observada no fundo do tubo de ensaio.
  2. Reação da solução de cloreto de bário(BaCl2) com a de sulfato de magnésio (MgSO4).

    Misturando o cloreto de bário (BaCl2) com o sulfato de magnésio(MgSO4), observou-se que as duas substancias em contato, obteve-se um momento precipitado, pelo fato, que ficaram em repouso, no tubo de ensaio, que formou-se uma precipitação bem definida.
  3. Reação da solução de hidróxido de sódio(NaOH) e do acido clorídrico(HCl)

    Colocou-se em tubos de ensaio diferentes, aproximadamente a mesma quantidade de hidróxido de sódio(NaOH) e acido clorídrico (HCl), logo após misturou-se as duas substancias e observou-se que não houve reação. Com a fenolftaleina houve a reação, pelo fato da mesma ser uma substancia indicadora.
  4. Reação do bicarbonato de sódio com o acido clorídrico.

    Misturou-se uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio em um tubo de ensaio, e adicionamos algumas gotas de acido clorídrico, e observou-se o contato das duas substâncias resultaram na infervescência de ambas as soluções.
  5. Reação da água com um oxido acido, o CO2 e um oxido básico o CaO.

    Colocamos uma determinada quantidade de água destilada em um béquer , logo em seguida sopramos a água com o auxilio de um canudinho, e adicionamos uma gota de fenolftaleina, observamos que ocorreu uma mudança de cor, o liquido presente no béquer apresentava uma cor rosa claro, ao ir soprando o liquido, o mesmo foi voltando sua cor que era antes, possivelmente esta mudança se deu com a presença de gás carbônico.
  6. Deslocamento da prata.

    Colocamos uma determinada quantidade de nitrato de prata, em um béquer, logo após introduzimos dois pedaços de fio de cobre, ocorreu a reação durante alguns minutos, ou seja, o nitrato de prata absorveu o fio de cobre.
Conclusão

Concluímos neste trabalho, que cada substância reage com compostos diferentes, por causa da reação que cada uma provoca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário